quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CADESC PRÊMIO CULTURA DIGITAL 2010

Projeto Cultura e Diversidade Digital
Objetivo
Contribuir na inserção de adolescentes, jovens e adultos para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, utilizando as tecnologias livres de informação e comunicação, buscando a geração de trabalho, renda e promoção da participação político comunitária da população com baixa renda. Estimular a pratica da cidadania, com recursos de tecnologias digitais livres e alavancar conhecimentos técnicos na formação de futuros multiplicadores da cultura digital.
Público Alvo
Jovens / Adolescentes / Adultos
Faixa Etária: 12 a 29 anos / 30 a 45 anos./ 46 a .....anos
Justificativa
O Distrito Cidade Tiradentes é conhecido pela sua verticalidade, construção de prédios parecidos, sem proposta de paisagismo habitacional e urbano, além da falta de infra-estrutura e de equipamentos público para a demanda existente. Alguns dos principais problemas enfrentados pela população local são:
a) Violência doméstica e urbana;
b) Déficit de áreas de lazer;
c) Insuficiência de Políticas Públicas para os serviços de Cultura, Educação e Saúde;
d) Ausência de ações voltadas para a preservação ambiental;
e) Distância e ausência de postos de trabalho.
Tais fatores não são distintos de outros que acontecem nas “cidades (ou bairros) dormitórios” de uma Metrópole como São Paulo. Porém, trazem agravantes significativos para a comunidade quando sabemos que grande parte da população deste Distrito é de Jovens, que tais problemas os afetam diretamente e principalmente no que se refere à sua auto-estima e na sua identificação com o bairro e/ou distrito em que habitam.
Com esse objetivo que o projeto: “CULTURA E DIVERSIDADE DIGITAL NA CIDADE TIRADENTES” apresenta a proposta de qualificar, capacitar e desenvolver o protagonismo, com adolescentes, jovens e adultos, que interagem com a população, para a realização de ações que permitam essa transformação sócio-cultural no Distrito.
Específico
Capacitar com embasamento em uma metodologia de mediação da informação que trabalha a cultura digital, tendo as novas tecnologias livres digitais como instrumentos de desenvolvimento cognitivo.
Conceituar um roteiro que apresente as histórias de acontecimentos relevantes para a comunidade, relatos em vídeos, fotos e páginas na Web com aspecto individual e institucional do distrito, utilizando a Internet como meio de postagem do conteúdo produzido, tendo como rede de distribuição os Telecentros Municipais, Comunitários, Acessa São Paulo, Laboratórios de Informática das escolas Estaduais e Municipais da região, Associações, ONGs,  Lan Houses como parceiros na apreciação multiplicadora do projeto e os Pontos de Cultura.

Sejam Bem Vindos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário